terça-feira, 25 de outubro de 2011

SELO HIDRICO

SELO HIDRICO
 Um dos mais graves problemas do setor se saneamento é a ausência da manutenção preventiva, nas unidades operativas, quer seja de água ou esgoto.
 Em uma Residência a manutenção preventiva deve ser praticada assim como se faz com o carro de uso diário, pois da mesma forma o sistema hidráulico e sanitário de sua residência necessita de manutenção. Pias e ralos devem possuir uma pequena articulação simples e barata, o "sifão", que elimina o retorno dos gases provenientes das águas servidas, "esgotos". Resultado da degradação biológica que ocorre com o passar das horas nestas águas.

Esta articulação mantém uma pequena lâmina d´água em seu interior, impedindo o retorno dos gases. Denominado de selo hídrico, é o mesmo sistema utilizado em ralos sifonados de chuveiros, áreas de serviço e vasos sanitários.

Percebendo odores em sua residência, verifique se a pia da cozinha possui sifão e os ralos estão em bom estado.
Com o passar dos anos o material que os compõe sofre alterações e rachaduras que eliminam o selo hídrico e permitem o retorno dos gases.

Outras partes do sistema sanitário como fossas também merecem atenção, devendo ser limpas anualmente. Caixas de gordura acumulam óleos, gorduras e sobras descartadas na cozinha, e devem ser limpas trimestralmente.

Tenha o ambiente sempre agradável em sua casa fazendo a manutenção preventiva do sistema hidráulico e sanitário de sua residência. Não esquecendo que edifícios devem ter os mesmos cuidados.
Em alguns cômodos da residência, principalmente quartos, quando o uso é muito esparso, ocorre o fenômeno da evaporação, e neste instante o ralo é seco, quebrando o selo hídrico, e permitindo a passagem de cheiro e insetos para a residência, portanto devemos abrir com freqüência e por alguns segundos as torneiras das pias assim como dar descargas pequenas para garantir o selo hídrico dos vasos sanitários.

Nos projetos de coletores de esgoto de tempo seco, os PVs são dotados de selo hídrico para evitar a saída de gases, devendo de a mesma forma ser garantido a sua manutenção, principalmente quanto a função de drenagem nos períodos de chuva.
                                                                                                                                                PV de Tempo Seco
 Na ausência de manutenção pode ocorrer o fechamento do selo hídrico devido ao assoreamento, tendo como conseqüência o refluxo pelos coletores de água pluvial, tendo em vista que o PV destina-se a separar o esgoto de tempo seco, das águas de drenagem.






Um comentário: