terça-feira, 13 de setembro de 2011

PRINCIPAIS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HIDRICA

PRINCIPAIS DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HIDRICA

A água pode afetar a saúde do homem através da ingestão direta, na preparação de alimento, no uso da higiene pessoal, na agricultura, industria ou lazer.

As principais doenças que a água pode veicular são:

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ÁGUAS CONTAMINADAS POR MICRORGANISMOS.

FEBRE TIFÓIDE
Sintomas - infecção bacteriana generalizada ,caracterizando-se pôr febre contínua, aparecimento de manchas róseas no abdômem, dor de cabeça, língua seca, constipação intestinal(prisão de ventre), diarréia, etc. Obs : É uma doença intestinal.

Transmissão - o homem infectado elimina pelas fezes e urina as bactérias ,constituindo as fontes de infecção. Os veículos usuais são: água contaminada, moscas, leite, alimentos, etc.

Profilaxia - tratamento da água de abastecimento. Disposição adequada dos dejetos humanos. Fervura ou pasteurização do leite. Saneamento dos alimentos, especialmente os que se consomem crus. Controle de moscas. Vacinação. Educação sanitária do público, etc.


FEBRE PARATIFÓIDE


Sintomas - infecção bacteriana, que com freqüência começa subitamente com febre contínua, manchas róseas no tronco e comumente diarréia.

Transmissão - análoga a febre tifóide.

Profilaxia - são as mesmas recomendadas para a Febre Tifóide.

Obs.: é uma moléstia do sangue e dos tecidos.

HEPATITE INFECCIOSA

Sintomas - infecção aguda que se caracteriza por febre , náusea, mal estar, dores abdominais, seguida de icterícia, perda de apetite, possibilidade de vômitos, fadiga, dor de cabeça, etc. É uma moléstia do sangue e dos tecidos.

Transmissão - o homem que é o reservatório pode eliminar o vírus da hepatite através das fezes e sangue. A transmissão ocorrerá ingerindo água, leite, alimentos, etc., contaminados. Também se transmite pôr sangue, soro ou plasma proveniente de pessoas infectadas que no caso de haver tomado injeção e a seringa não tendo sido bem lavada poderá contaminar uma outra pessoa sadia que pôr ventura venha usar tal seringa com resíduo de sangue do indivíduo infectado.

Profilaxia - saneamento dos alimentos, disposição adequada dos dejetos humanos, higiene pessoal, uso da água tratada, controle de mosca, etc. Prevenção quanto ao uso de seringas e agulhas não convenientemente esterilizadas. No caso de transfusão de sangue tomar cuidado se o doador está infectado.

POLIOMIELITE ( PARALISIA INFANTIL)


Sintomas - doença que se caracteriza pelo aparecimento de febre, mal estar, dor de cabeça, etc. e nos casos mais graves, verifica-se paralisia dos músculos voluntários, predominantemente dos membros inferiores.

Transmissão - a pessoa infectada(reservatório) elimina o vírus pelas fezes(fonte de poluição). A veiculação hídrica não é muito comum. A transmissão mais comum é pelo contágio direto e pelas gotículas do muco e saliva expelidas pelas pessoas infectadas.

Profilaxia - saneamento do meio ambiente. Imunização. Precaução no controle de pacientes, comunicantes e do meio ambiente imediato, etc.

CÓLERA

Sintomas - infecção bacteriana intestinal aguda que se caracteriza pôr inicio súbito de vômito, diarréia aquosa com aspecto de água de arroz, desidratação rápida, cianose(coloração azul da pele ), colapso, coma e morte.

Transmissão - o indivíduo infectado(reservatório) elimina pelas fezes ou vômitos as bactérias” VIBRIÃO COLÉRICO”, são transportados para o elemento sadio através dos veículos comuns : água contaminada, alimentos crus, moscas, etc.

Profilaxia - educação sanitária do público. Vacinação, Disposição adequada dos dejetos humanos. Proteção e tratamento da água de abastecimento. Saneamento dos alimentos. Fervura ou pasteurização do leite, etc.

ESQUISTOSSOMOSE ( via cutâneo - mucosa)


Sintomas - doença causada pôr verme(helmintos) que na sua fase adulta, vivem no sistema venoso do hospedeiro. Ocasiona manifestação intestinal ou do aparelho urinário. Diarréia. Dermatose. Cirrose do fígado. Distúrbios no baço, etc.

Transmissão - o homem é o principal reservatório, podendo ser também o macaco, o cavalo, os ratos silvestres, etc. A fonte de infecção é a água contaminada com larvas(cercarias), procedentes de certos gêneros de caramujos que são hospedeiros intermediários. Os ovos eliminados nas fezes e urina, chegando a água incorporam-se ao caramujo que após vários dias liberam em forma de cercarias as quais penetram através da pele do indivíduo que entrar em contato com a água.

Profilaxia - tratamento da água de abastecimento. Disposição adequada dos dejetos humanos. Controle de animais infectados. Fornecimento de vestuário protetor: botas e luvas para os trabalhadores. Educação sanitária das populações das

No Brasil, a esquistossomose é uma doença endêmica tida como rural até pouco tempo, decorrente da infecção humana por Schistosoma mansoni, um verme trematódeo adquirido nos contatos da população humana com ambientes límnicos contaminados por dejetos e colonizados por espécies suscetíveis de caramujos do gênero Biomphalaria, que a exemplo de outros agravos, apresenta claras tendências de urbanização na atualidade, como acontece nas áreas endêmicas existentes em território paulista.

Na essência, o controle dessa endemia depende do diagnóstico e tratamento dos portadores, do saneamento básico e da realização de obras de engenharia sanitária, tais como, aterro, canalização e limpeza de valas e córregos, por exemplo.

A par da possibilidade da redução dos riscos de desenvolvimento da doença com a aplicação da terapêutica, a eficiência do diagnóstico de laboratório depende da intensidade das infecções, condição que limita a capacidade resolutiva dos programas de controle, sem o incremento de melhorias no saneamento básico e do ambiente.

LEPTOSPIROSE

Agente - Leptospira, bactéria contida na urina de ratos infectados que pode ser transportada pela água contaminada e pelo lixo. É uma doença que ataca o fígado, baço e causa hemorragia.

DOENÇAS CAUSADAS POR TEORES INADEQUADOS DE CERTAS SUBSTÂNCIAS

CÁRIE DENTÁRIA

Agente - teor inadequado de flúor na água (teor abaixo de 0,6 mg/L );



Profilaxia - adicionar flúor em dosagem da ordem de 1,0 mg/L.


FLUOROSE DENTÁRIA
Agente - teor inadequado de flúor acima de 1,5 mg/L que causa escurecimento dos dentes;

Profilaxia - eliminar o flúor em excesso ou trocar de manancial.

Bócio


Agente - carência de iodo nas águas e nos alimentos;

Profilaxia - adição de iodo a água ou a algum alimento ( pôr ingestão do sal).Trocar de manancial. As quotas diárias exigidas pelo organismo humano, para conferir imunidade ao bócio variam de 10 a 300 mg/dia.

SATURNISMO


Agente - teor inadequado de chumbo ( deve ser inferior a 0,1 mg/L ). É causado pelo ataque de água agressiva ( com CO2 ) as canalizações de chumbo;

Sintomas Gerais – alucinações, envenenamento ( efeito cumulativo );

Profilaxia - controlar a agressividade da água. Evitar o uso de tubulação de chumbo ou de plásticos a base de chumbo.


ANCILOSTOMIASE:


DIARRÉIA

Os germes causadores de diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar contidos na água ou alimentos contaminados.


Fatores que podem nos tornar vítimas de diarréias agudas:

beber ou ficar exposto à água não tratada

usar encanamentos furados

usar depósitos mal fechados ou sem limpeza regular

tomar banho em rio, açude ou piscina contaminada

não limpar bem as mãos e os utensílios de mesa e fogão

ser negligente na higiene pessoal.




35 comentários:

  1. não gostei muito ruim porque só me atrapalhou

    ResponderExcluir
  2. otimo..muita informação boa...

    ResponderExcluir
  3. gostei das informacões...

    ResponderExcluir
  4. otiiiiiimoooooo!!!! serviu muinto para o trabalho de ciencias....PARABENS pelo sity, vou recomenda-lo.
    BJINHOS
    Aluna: da FIIP MOC......S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem acho sirviu para o meu trabalho de ciancias..... adoreiiiiiiiii fou fala para ou outros q esse sity tem muitas informaçoes

      Excluir
    2. tambem adorei..srvei para o meu trabalho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. tambem adorei muito...........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  5. bao bao bao ne nao, mais ta bao kkkkk''

    ResponderExcluir
  6. gosteiii tambem mais tem mais de 20 doenças graças a deus que eu achei porque eu fui em um monte de saite e ñ achei naddaaa bjsss........ xauuuu

    ResponderExcluir
  7. Adorei serviu pro meu trabalho de ciencias

    ResponderExcluir
  8. Serviu para o meu trabalho de ciencias.
    Adorei

    ResponderExcluir
  9. me ajudou mt no trabalho d ciencias

    ResponderExcluir
  10. serviu muito para o meu trabalho de ciencias...
    e nunca vou esquecer das Profilaxias.

    ResponderExcluir
  11. Caraca mim ajudou mt no meu Trabalho de Biologia... Adorei varios conteudos importantes, belo site... Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não nos ajudou... E achamos meio nojento.

    ResponderExcluir
  13. Horrível,poderia ser bem melhor. Péssima qualidade de informações

    ResponderExcluir
  14. nao gostei mtt chato podia ser melhor fautou informaçao

    ResponderExcluir
  15. muito ruim fauto informaçao deveria ser melhor as pessouas saim criando paginas e nao colocam informaçao completa

    ResponderExcluir
  16. Nojento Mas Serviu Para O Meu Trabalho De Ciências

    ResponderExcluir
  17. não faltou não, vai aprender a escrever direito criatura...gostei muito das informações está de parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Não é lá essas coisas , porém deu para clarear as idéias. Valeu ao adm do site.

    ResponderExcluir
  19. Misericórdia como escrevem mal (os leitores), triste!

    ResponderExcluir
  20. #rindomuitocomessescomentários
    Parabéns ao Blogger(e/ou Jorcy Aguiar)ajudou-me a responder aos questionários da faculdade.
    Grata.

    ResponderExcluir
  21. também gostei, tem informação que bastante me ajudou...

    ResponderExcluir

ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO

  ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO   A notícia foi estampada em diversos jornais, água contaminada em Barão de Melgaço   A CAUSA: ...