quinta-feira, 17 de dezembro de 2009


História

O NASCIMENTO DO SNOOKER

A história do snooker teve início em 1875, durante período de intensas chuvas na cidade de Jubbulpore, Índia, quando oficiais Ingleses do Regimento Devonshire passavam muitas horas em volta de uma mesa de bilhar. Diversão era a ordem do dia, para entreter e manter elevada a moral dos militares. Buscando novas motivações e usando as modalidades já praticadas, o oficial inglês Sir Neville Francis Fitsgerald Chamberlain iniciou experiências com variações no uso das 15 bolas vermelhas e uma branca do jogo “pyramids”, mesclando-as com as bolas coloridas do “life pool”, e outras depois acrescentadas, agradando os praticantes. Assim nasceu o novo jogo, batizado de snooker.

A divulgação das novas regras chegou à outros continentes principalmente por meio de John Roberts, então grande jogador de bilhar, que em 1885 viajou à Índia e foi apresentado a Chamberlain, conhecendo e adotando o novo jogo.

Em 1907 o campeão inglês de bilhar, Charles Dawson, venceu o primeiro campeonato profissional de snooker. Em 1927 o inglês Joe Davis venceu na Inglaterra o primeiro campeonato mundial de snooker, tendo como recompensa o valor de £ 6,10, iniciando a era dos grandes prêmios nesse esporte. O mesmo Joe Davis venceu os primeiros 15 campeonatos mundiais do snooker. Em 1986 Joe Johnson atingiu £ 70.000,00 de prêmios em um único campeonato. Hoje os prêmios em campeonatos mundiais chegam a £ 3.000.000,00.

Em 1990, com apenas 21 anos de idade o escocês Sthefen Hendry estabeleceu novo recorde reconhecido pelo "Guiness Book", como o mais jovem campeão mundial do snooker. Em 1999 ele atingiu mais um recorde na história recente do snooker, vencendo o seu 7º campeonato mundial.

O snooker evoluiu, praticado pela elite em alguns países e se popularizando
em outros. Engana-se quem acredita que a popular sinuca brasileira é "coisa de plebeu". Na Inglaterra, onde o snooker empolga a população, dividindo a preferência com o futebol e outros esportes de destaque, publicações especializadas em esportes divulgaram que a "dama de ferro" Margareth Tatcher e o Príncipe Charles são praticantes do snooker, que originou a nossa sinuca".

Personagens históricos jogaram ou citaram os jogos do bilhar em suas obras, a exemplo de Shakespeare, Mozart, Heitor Villa-Lobos e muitos outros. A história detalhada do esporte é encontrada no livro “Snooker: tudo sobre a sinuca”, edição de 2005, de Sergio Faraco e Paulo Dirceu Dias

RESUMO HISTÓRICO DOS JOGOS DO BILHAR

589 a.C. - O filósofo Anacarsis descreve jogo parecido, que teria visto em Atenas.

1461/1483 - Afirma a história que Luís XI era jogador.
1480 - Gravuras mostram o jogo croquet, com “martelos” ou “massas” impulsionando bolas contra arcos sobre campo gramado, que alguns apontam como origem do jogo.
1587 - Maria Stuart teria feito referência à “sua mesa de bilhar”.
1646/1715 - Conta-se que Luís XIV praticava o bilhar “após as refeições”.
1694 - A Duquesa de Borgonha é retratada jogando.
1789 - Na França a nobreza praticava o bilhar e ninguém podia instalar um "bilhar público" sem autorização especial "da Coroa".
1807 - O francês Mingaud cria o taco afilado, com “sola” na ponteira.
1825 - Acontece na Inglaterra o primeiro campeonato da modalidade bilhar.
1835 - Em livro, com fórmulas matemáticas e aplicações científicas, o matemático francês Gaspard Gustave Coriólis descreve as tacadas e efeitos do jogo de bilhar.
1835 - As tabelas das mesas recebem a borracha natural, com tubos de água quente circulante.
1836 - O tampo de madeira é substituído pela pedra ardósia.
1840 - A Casa Escardibul, na Espanha, já se especializava em equipamentos para o jogo.
1844 - A borracha vulcanizada é usada nas tabelas, eliminando a água quente.
1845 - Nasce nos EUA a fábrica de mesas Brunswick.
1859 - Acontece em Detroit, EUA, o primeiro torneio americano de bilhar.
1874 - O Francês Maurice Vignaux vai aos EUA e derrota todos os profissionais da época.
1875 - Na Índia, o oficial inglês Sir Neville Francis Fitsgerald Chamberlain cria o snooker.
1907 - Na Inglaterra acontece o primeiro campeonato profissional de Snooker.
1927 - O inglês Joe Davis vence o primeiro campeonato mundial de snooker, na Inglaterra.
1930 - Instala-se no Brasil - RJ - a fábrica de mesas Brunswick.
1931 - A Brunswick publica no Brasil a coletânea “Brunswick o ABC do Bilhar

2.009 - Camelo Snooker Bar - Av. Fernando Correa - Cuiabá - Mt.


Evolução das Mesas de Sinuca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO

  ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO   A notícia foi estampada em diversos jornais, água contaminada em Barão de Melgaço   A CAUSA: ...