sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

HOUVE UM TEMPO

 

Os Tigres – Escravos que coletavam as fezes nas residências e lançavam nos Rios e Córregos

Houve um tempo em que por falta de Saneamento Básico no Brasil, provocou muitas vítimas de doenças de origem hídrica.

Naquele tempo as soluções eram individuais, e cada cidadão buscava uma solução para prover-se de água para consumo, e afastamento das fezes e águas residuárias.

Houve neste tempo, muito desconhecimento da transmissibilidade das doenças, e assim os poços caseiros eram construídos, muito próximos das fossas, multiplicando assim as doenças pela ingestão de água contaminada.

Houve um tempo em que o Governo Federal, entendeu que era sua responsabilidade, cuidar da saúde dos brasileiros e criou um plano nacional de saneamento, e neste tempo todos os Vereadores e Prefeitos, buscavam mecanismos para empurrar o problema para as companhias estaduais recém criadas (Sanemat, Sabesp, Copasa, Embasa, Cosanpa.....)

Houve neste tempo, grandes investimentos em obras estruturantes, e um relaxamento com a operação e a comercialização dos serviços.

Era muito importante para os políticos terem água a custo insignificante, para angariar votos, pois o pagamento de pessoal estava garantido com o subsídio do governo federal, por meio da taxa de administração das obras.

Neste tempo, não se cobrava água, e nem cortava em períodos eleitorais.

Houve um tempo em que o ensino profissionalizante, só era possível por meio dos correios, e de empresas como O INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO.



Neste tempo a comunicação era muito precária, e os controles de contas de água eram manuais, e em época de eleições as dívidas dos inadimplentes sumiam como passe de mágica.

Na divulgação de conhecimentos técnicos na área de saneamento, foi de fundamental importância os cursos promovidos pelo CETESB, com a denominação inicial de Centro Tecnológico de Saneamento Básico, do Estado de São Paulo, e com a tradicional morosidade dos Correios.


Neste tempo a avidez pelo conhecimento, era limitada pela escassez de informações, e daí o improviso, achismos, e arranjos técnicos (gambiarras), foram-se multiplicando, e os efeitos são mantidos até os dias atuais.

E assim sucederam-se muitas experiências mal sucedidas em abastecimento de água e esgotamento sanitário, que por falta de divulgação do conhecimentos, éramos dominados pelos "especialistas".

Houve um tempo, em que havia apenas um profissional que sabia fazer manutenção nos tubos de Fibras de Vidro, PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro), e se o mesmo estivesse em uma de suas pescarias, o vazamento demorava até a sua chegada.

Neste tempo, toda memória do sistema de abastecimento de água, estava na “cabeça”, de um único funcionário, que decidia quais as válvulas deveriam ser abertas ou fechadas, para possibilitar abastecer por meio de rodizio, um determinado bairro da cidade.

Imaginem a importância deste Conhecimento.


Passaram-se o tempo, e o conhecimento estagnou-se no tempo, e assim são muito pouco os profissionais que detém o conhecimento fora de seu espaço de trabalho. Veio a Internet, as modernizações de comunicações, mas a inércia da busca do conhecimento ainda permanece, e as modernidades devem ser impulsionadas, pois

 Ainda estamos no tempo em que, a telemetria, evoluiu, barateou custo, mas pouco se vê nos sistemas públicos.

Ainda estamos no tempo em que, a redução de custos, com eficiência operacional está disponível com diversas ferramentas, mas pouco se vê nos sistemas públicos.

Ainda estamos no tempo em que, ainda temos os especialistas em manutenção de tubos e os que tem o sistema na memória.

Portanto, devemos INVESTIR EM CONHECIMENTOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO

  ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO   A notícia foi estampada em diversos jornais, água contaminada em Barão de Melgaço   A CAUSA: ...