terça-feira, 12 de janeiro de 2021

 

OS ESPECIALISTAS


No fim do século XIX, a Segunda Revolução Industrial aumentou, de forma considerável, a produção de mercadorias e, consequentemente, o número de indústrias pelo mundo.

A partir desse momento, inovações foram criadas para dar conta de tal demanda, a fim de aumentar ainda mais as produções em um menor espaço de tempo.

O primeiro a produzir um modelo de produção industrial que atingisse esses objetivos foi Frederick Taylor, que desenvolveu um sistema que baseava a produção no tempo de movimento dos trabalhadores, o TAYLORISMO.

Neste modelo o CONHECIMENTO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO ERA EXCLUSIVO DE UMA PESSOA – no caso, um gerente.

O trabalhador não precisava saber o porquê da sua função, mas apenas executá-la.

 Foi um período de BAIXA QUALIFICAÇÃO TÉCNICA, em que cabia ao operário apenas a execução de suas tarefas e em um ritmo acelerado para maximizar os lucros. 

Operário Robô


Entretanto, no século seguinte, em 1909, o empresário Henry Ford melhorou as ideias de Taylor e as adaptou para a indústria automotiva, a Ford Motor Company, localizada em Detroit, nos Estados Unidos da América.

Suas ideias revolucionaram a forma como a indústria, de forma geral, produzia suas mercadorias.

Nascia o Fordismo, que dentre varia modernizações, destacamos a DIVISÃO RÍGIDA DE TAREFAS, no processo da esteira, onde cada trabalhador realizava uma função específica, o que aumentava a produtividade e diminuía os custos.

ERAM OS ESPECIALISTAS..........só sabiam fazer uma tarefa e pronto........

Este modelo vigora até hoje em diversas empresas do mundo, e no saneamento, é hodiernamente caracterizada pelos especialistas em;

Tratamento de Água, que são os Operadores

Manutenção de redes, pelos Encanadores

Controle de consumo, pelos Leituristas,

Vendas, pelos Atendentes Comerciais

E por aí vai......assim se houver uma vacância, por acidente, morte, invalidez, aposentadoria, férias, ........ a solução sempre será contratar ou formar outro ESPECIALISTA.


                                                        Operário Especializado

Com a crise de superprodução ocorrida em meados dos anos 1930-40, surgiu um novo modelo, que se denominou Toyotismo, criado pelo empresário japonês Eiji Toyoda, fundador da empresa automobilística Toyota, a partir do que viu nos dois modelos anteriores.

Fundamentalmente, esta modelo prima pela pouca divisão de tarefas, e o trabalhador conhece as etapas da produção. Acabou-se os ESPECIALISTAS, e criou-se os GENERALISTAS, com alto controle de qualidade, em todas as fases do processo, com tecnologia e conhecimento, pois os operários sabem todas as fases da produção, não eram mais robôs.

O profissional generalista é, na verdade, especialista em interagir com várias áreas, já que conta com conhecimentos bem como competências e habilidades diversificados sobre todas elas.

Dessa forma, ele apresenta uma visão sistêmica do negócio e até mesmo de sua própria profissão.

Este modelo, é muito difundido atualmente, sendo que em algumas concessões com atuação da empresa privada, todos os profissionais são generalistas, tosos sabem operar uma Eta, sabem fazer uma manutenção de rede, sabem pesquisar um vazamento, sabem lidar com a comercialização, ou seja, sabem tudo sobre o SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA.

Com este foco criamos o CURSO ON LINE, denominado OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, que possibilita a disseminação de todo conhecimento entre todas as especialidades que atuam no setor, em todos os níveis hierárquicos.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO

  ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO   A notícia foi estampada em diversos jornais, água contaminada em Barão de Melgaço   A CAUSA: ...