terça-feira, 28 de setembro de 2010

MONITORAMENTO DE ELEVATÓRIAS DE ESGOTO

MONITORAMENTO DE ELEVATÓRIAS DE ESGOTO


Pelo processo construtivo e critérios de projeto, as EEE (Estação Elevatória de Esgoto) são locadas e construídas nos fundos de vale e obviamente próximo aos Córregos e Rios; nesta condição fica muito fácil operar uma descarga, e ou lidar com uma falta temporária de energia, ou falha nos equipamentos de bombeamento, pois em função da capacidade do corpo receptor e da intensidade da descarga, bem como o seu tempo de duração, torna-se imperceptível quanto ao aspecto visual, porém o dano ao meio ambiente é representativo.


Atualmente porem com o advento do celular, e do rádio em transmissão de dados, monitorar o funcionamento de elevatórias de esgoto, e Booster em redes de distribuição, tornou-se quase que uma obrigatoriedade, em razão do baixo custo de investimentos, e dos benefícios auferidos, alem de evitar notificações e pesadas multas dos órgãos ambientais. Nas EEE quando eventualmente ocorrer uma parada e houver um extravasamento, um sensor lê este estado de operação e envia um SMS ao operador de plantão, que aciona imediatamente a manutenção colocando o equipamento reserva em operação; é uma atividade emergencial e rápida que evita um volume de descarga nos córregos e rios. Quando instalado em Booster o operador é avisado quando há uma falta de energia, ou quando há um desligamento não programado, podendo ainda ser transmitido a pressão na rede, com intervalos de monitoramento de 3 minutos.


Monitoramento em Saneamento


O TELECOMANDO GSM, desde que se tenha disponibilidade de rede celular GSM permite realizar acionamentos de;


1. Cargas a distancia, tais como motores, válvulas, conjunto moto-bomba
2. Controle de nível em reservatórios,
3. Pode ser usado também para envio automático de SMS para anunciar eventos, como nível crítico, extravasamento de EEE, invasão de área dentre outras aplicações.

4. Pressão na Rede de Distribuição


Outras Aplicações:


4. Envio de mensagem quando houver invasão Domiciliar
5. Idem quando o Alarme Veicular for acionado
6. Idem quando houver falha de energia em pontos vitais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO

  ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO   A notícia foi estampada em diversos jornais, água contaminada em Barão de Melgaço   A CAUSA: ...