segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

OPERAÇÃO DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Um sistema de abastecimento de água é constituído das seguintes partes principais: • Captação; • Adução; • Tratamento; • Reservatórios e • Redes de Distribuição. Em todas as partes faz-se necessário a presença de profissionais habilitados, para desenvolvimento de procedimentos operacionais vitais para garantir o funcionamento continuo do abastecimento de água. A vida útil dos equipamentos, a eficiência energética, a redução de custos, a implementação de receitas, dependem essencialmente destes profissionais que devem estar atualizados no conhecimento em todas as fases operacionais.
No gerenciamento do sistema, muitas melhorias não são implementadas, algumas pela ausência do conhecimento, impedindo assim que o consumidor final se beneficie com redução de custos e tenha sempre UM SERVIÇO ADEQUADO, conforme preconiza a legislação brasileira. (Lei 8987- cap. II).
Em nossa vida profissional observamos uma grande precariedade de conhecimento dos profissionais da área operacional, e que a disseminação do conhecimento é lenta e muito restrita. E com Foco neste problema formatamos um manual de treinamento, que denominamos: MANUAL DE PRIMEIROS SOCORROS DOS OPERADORES DE SERVIÇOS DE PESSOAL DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA.
O seu conteúdo, inicia na fonte da matéria prima a água bruta, passando por todas as partes do sistema (Captação – Adução- Tratamento – Reservação – Distribuição e Comercialização), em cada conteúdo buscamos utilizar um linguajar acessível a todos os níveis de conhecimento, e aplicamos exercícios com situações que ocorrem nas cidades todos os dias.
E em consequência da evolução tecnológica, e das restrições impostas pela pandemia de Corona Vírus que assola o mundo, decidimos oportunizar a disseminação deste conhecimento por meio de ENSINO A DISTANCIA, que sem prejuízo das aulas presenciais, permitiu a redução de custo e acessibilidade de todos. O curso foi formatado em Cinco Partes, sendo: PARTE 1 – CONHECIMENTOS GERAIS Aqui utilizamos uma metodologia ímpar, pois em função de todas as unidades de medidas com que o profissional deve lidar em seu dia a dia, criamos situações reais de aplicabilidade por meio de exercícios de pressão, vazão, Volumes, tempos etc. PARTE 2 – CONHECIMENTOS TÉCNICOS Nesta parte do curso, fazemos uma varredura de todas as informações técnicas, desde a captação até a distribuição de água tratada, são conceitos com exercícios práticos. PARTE 3 – ELEMENTOS DO TRATAMENTO DE ÁGUA Aqui como nos demais temas somos concisos no que realmente interessa, e daí focamos nos parâmetros Físico Químicos e Bacteriológicos, com exemplos reais. PARTE 4 – DOSAGENS Por tratar-se de parte fundamental da operação de um sistema, criamos uma metodologia automatizada para Determinação do PH ótimo de Floculação, e orientamos a Dosagem em conformidade com os ensaios laboratoriais. PARTE 5 – MACROMEDIÇÃO – MICROMEDIÇÃO E PERDAS Finalizamos o curso com uma abordagem, de três temas relevantes, com aplicação de exercícios reais e recomendações técnicas importantes na modernização do setor.
Todas as cinco partes são seguidas de Provas de avaliação, totalizando assim cinco provas, que se forem concluídas pelo aluno em treinamento, irá ser-lhe conferido um CERTIFICADO de conclusão do curso, com a chancela da EADBOX, que já está consolidada, como uma Plataforma de EAD (Ensino a Distância) utilizada por 2.160 Empresas em 150 Países e 24 Idiomas. CONHEÇA ESTE CURSO ACESSANDO: https://jorcy-aguiar.eadbox.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NOVO MARCO LEGAL DO SANEAMENTO E A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO NAS CIDADES BRASILEIRAS

  A história de Lagoa Azul, uma hipotética cidade brasileira, onde em 1975, a gestão do serviço de abastecimento de Água, era de responsabil...