terça-feira, 31 de outubro de 2023

ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO

 

ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO

 

A notícia foi estampada em diversos jornais, água contaminada em Barão de Melgaço


 
A CAUSA:

“De acordo com a Prefeitura de Barão, a contaminação da água que chega às torneiras ocorre porque as tubulações da rede de abastecimento são muito antigas e estão perfuradas em diversos pontos. Isso permite que o esgoto das fossas sépticas penetre nos canos, tornando a água imprópria para o consumo humano

“Um plano de melhoria que prevê a substituição da rede e construção de uma nova ETA está sendo analisado pelo poder público.”

HISTÓRICO:

A questão é que não se trata de fato novo, conforme registros dos meios de comunicação, em 2.016 houve uma ocorrência semelhante, porém, tendo como causador a qualidade da Água produzida pela ETA.



Em 2.011, em reportagem do site RD News (https://www.rdnews.com.br/executivo/prefeito-abandona-cidade/25756), “Eles contam ainda que depois do último jogo que foi realizado na cidade, os jogadores que moravam em Cuiabá tiveram que voltar para casa sem tomar banho, já que no local não havia água”

 

Em 2.017


Em 2009


Neste ano foi associado um novo modulo de ETA Compacta, ao modulo existente que já estava bastante deteriorado, com falta de material filtrante e crepinas inoperantes.

Esta ETA, operou por muitos anos na cidade de Nortelândia, onde a turbidez da água bruta é muito baixa, e assim o resultado era satisfatório.

Com a construção de uma ETA convencional, esta ETA compacta foi transferida para Barão de Melgaço, e operou regularmente com uma baixa vazão, em decorrência da elevada turbidez do manancial Rio Cuiabá.

Porém com o crescimento da Cidade, passou a operar acima de sua capacidade nominal, e sem manutenção corretiva, sempre produziu água de péssima qualidade, associado ainda com o despreparo dos operadores em diversas oportunidades que tive de visitar esta estação.

A qualidade foi melhorada com a instalação de mais um módulo, porém sendo uma ETA inadequada para os padrões de turbidez do Rio Cuiabá, e operando acima da sua capacidade nominal, com ausência de controle laboratorial, e treinamento do pessoal operativo, jamais os padrões de qualidade foram e, o serão obtidos.

O desperdício de água tratada também é um fator preponderante, pois não se tem controle de consumo e cobrança com rigor, por meio de instalação de micromedidores nas residências, exigindo assim uma maior sobrecarga da ETA, pois a PERDA é muito elevada.

A operação do sistema é precária, e Segundo o PMSB 2015 “Não é realizada a limpeza do decantador e do filtro para não paralisar o fornecimento de água”

“Segundo informação dos operadores, não se lava o decantador e o filtro, e há mais de cinco anos não se troca o leito filtrante.”

 

Conclusão:

A solução do problema, deve passar por algumas etapas simultâneas de:

Controle de Consumo, manutenção corretiva da ETA em primeira Etapa, com troca de elementos filtrantes e crepinas, treinamento de pessoal, adequação de laboratório e sistema de dosagem com recuperação da mistura rápida, pré e pós cloração, e alcalinização, e fluoretação.

 

·         Treinamento de pessoal, e estudo de concepção para uma segunda etapa de tratamento, em função da exiguidade de área disponivel pelo Poder Público.

 

·         Realizar Pesquisa de vazamentos, e substituição seletiva de trechos de redes de CIMENTO AMIANTO, e de redes que passam dentro de valas de drenagem, que carreiam esgoto.


A situação é de duplo C

Caótica e

Cara

O pior é que este tipo de SISTEMA PÚBLICO, se repete em algumas cidades do Brasil e de MT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO

  ÁGUA CONTAMINADA EM BARÃO DE MELGAÇO   A notícia foi estampada em diversos jornais, água contaminada em Barão de Melgaço   A CAUSA: ...