segunda-feira, 30 de maio de 2011

VÁLVULA CONTROLADORA DE NIVEL MÁXIMO

VÁLVULA CONTROLADORA DE NIVEL MÁXIMO
                                                                                Reservatório de jusante, ou de sobras
Um dos grandes problemas operacionais, nos sistemas de abastecimento de água, é o controle do nível máximo dos reservatórios. E por conta deste controle algumas empresas destinam mão de obra especifica para esta atividade (operadores de reservatórios), são cinco profissionais que se revezam em turnos, em um intervalo de 24 h, para evitar que haja o extravasamento; Este é um custo operacional muito alto, considerando que a atividade é improdutiva, e pode ser substituída por um sistema automatizado.

Nesta postagem vamos nos ater apenas ao controle mecânico por meio de válvula controladora de nível máximo. Esta válvula opera com a pressão na tubulação, e propicia o fechamento lento da linha de recalque quando ocorre o nível máximo, e uma pequena bóia inicia o bloqueio, assim é possível evitar o transiente hidráulico, e em conseqüência proteger a tubulação contra possível rompimento.


                                                                                Válvula em fase de Montagem

                                                      Vala para acesso a tubulação de entrada no RAP
                                                                                                  Válvula Montada


Em dependendo da configuração do sistema de abastecimento do RAP, outros sistemas complementares devem ser instalados com o objetivo de cessar o bombeamento, ou o fluxo de outro RAP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário